domingo, 17 de dezembro de 2017

Realidades Adaptadas

Realidades Adaptadas - Philip K. Dick

 
Realidades Adaptadas - Fonte : Amazon

 

Sinopse


Os contos de Philip K. Dick que inspiraram grandes sucessos do cinema: O Vingador do Futuro; Minory Report; O Pagamento; Os Agentes do Destino; O Vidente; Impostor e Screamers. Cinema e literatura sempre andaram de mãos dadas. E quando o assunto é ficção científica, nenhum autor contemporâneo foi mais roteirizado do que Philip K. Dick, nem mesmo mestres do gênero como Isaac Asimov e Arthur C. Clarke. Pouco conhecido no Brasil por sua obra literária, Dick é um sucesso entre as plateias de cinema, que vai muito além de Blade Runner - O Caçador de Androides, ícone cult dos anos 1980 inspirado em um de seus romances.

 A fim de lhe prestar o devido reconhecimento a esse extraordinário autor, Realidades Adaptadas reúne, em uma edição inedita no mundo, os contos de Philip K. Dick que foram adaptados para a sétima arte, levando ao grande público os textos originais que inspiraram roteiristas e diretores a fazer seus filmes.  Um convite à leitura, ao entretenimento e a novas descobertas. (sinopse retirada integralmente do site Realidades Adaptadas - Philip K. Dick).

Minha Opinião

A obra de Philip K. Dick sempre debateu questões a frente do seu tempo. Dick é o Black Mirror do século pasado (ou seria o contrario?). Marcada por questionamentos filosóficos, antropológicos e tecnológicos, sua obra permeia não apenas a ficção científica em si. Ela vai além. Busca no próprio ser humano questionamentos, e respostas (as vezes rsrs). São histórias densas, cheias de carga emotiva e com uma bagagem cultural bastante relevante.

Nessa coleção de contos, temos histórias que foram adaptadas para as telas dos cinemas (e fizeram sucesso!). E isso não se limita ao clássico Blade Runner - O Caçador de Androides. Todas as histórias possuem um ritmo elevado, podendo a maioria ser considerada como histórias de ação, além da ficção.

 "- São máquinas - disse Rudi - Parecem pessoas, mas são máquinas."


Com personagens genuinamente humanos, temos histórias repletas de diálogos profundos. Mas quero destacar a narrativa fluída dos contos. São contos que te prendem bem. Quando você ta no final do conto você nem percebe que acabou.

"- É o que parece agora. Mas, e depois? Quando a guerra acabar. Talvez, quando não houver mais humanos a serem destruídos, suas potencialidades verdadeiras começarão a se revelar".


Temos também críticas sociopolíticas nos textos. Claro que o foco não é esse, mas estão lá. E são atuais até (quem diria?...).

"Sabe, uma situação como esta não pode continuar. As pessoas não podem viver assim, jogadas de um lado para o outro por forças políticas e econômicas. Multidões sendo manobradas de acordo com as necessidades de um governo ou de um cartel. Haverá resistência, um dia. Uma resistência forte e desesperada. Não por parte de gente importante, poderosa, mas de pessoas simples. Motoristas de ônibus. Quitandeiros. Operadores de vidtela. Garçons."


 No final do ebook foram acrescentadas notas do próprio Dick sobre cada um dos contos, após lê-los novamente.

É um livro muito bom de ser lido. Valeu muito a leitura. Sem falar que paguei baratinho no ebook em uma dessas promoções da amazon (algo em torno de 7 reais).

Sobre a Edição

A aleph é uma excelente editora. Todos os livros (físicos ou ebooks) que tenho dela são de extrema qualidade. Nesse ebook os capítulos/contos são bem divididos. E o acrescimo das notas do autor já no final foi uma boa sacada.

Vale ressaltar que a capa combina com as capas de todos os livros do Dick que foram lançados nos últimos anos. 

Boa leitura!!! \o/ 

0 comentários:

Postar um comentário