sábado, 18 de fevereiro de 2017

Mania de Leitor 1 - Como começar a ler

 COMO SE TORNAR UM LEITOR





Saindo do livreto para algo maior


"Nossa, ler é horrível!", "Eu já tentei, mas não rolou", "Isso é muito chato", " Eu prefiro esperar pelo filme", "Eu preciso ler mais, mas não consigo!"
BLABLABALABLA....

E ai, qual desses bordões é o seu?
O que é isso, cara?!

Vou dar umas dicas que vão ajudar os "literofóbicos*"a saírem dessa... Fiquem ligados!

Então, eu convivo diariamente com muitas pessoas que não possuem o habito de ler, algumas delas são do tipo que vivem ligados em redes sociais, acompanham séries e filmes, ou simplesmente vivem suas vidas sem pegarem um livreto sequer para lerem e quando eu pergunto sobre, eles respondem com os bordões que citei e acrescentam perguntas que enumerei e vou responder aqui. Acho que vai ajudar. 

São:

1- Você sempre gostou de ler, como começou?

R- Sim, desde que aprendi. MAS... A paixão verdadeira pela leitra é um processo, não nasce da noite para o dia. Quanto mais você ler, mas curiosidade, prazer e habilidade você adquire.

2- Qual o primeiro passo, então?

R- Pode parecer grosso, mas o primeiro passo é começar... Eis o problema, não se pode começar de qualquer forma, muita gente começou e não continuou, porque não soube começar. Se é o seu caso, recomece, mas preste atenção nessas dicas:

A) Descubra do que você gosta. Para ser mais clara, descubra o seu gênero favorito (é claro que você vai ficar eclético ao longo do processo, mas essa dica é bem válida). Se os filmes ou séries que você mais gosta são Romances, escolha um livro com esse gênero, se é suspense, escolha um livro de suspense e assim sucessivamente.

B) Vá com calma. Ou seja, comece com livros de poucas páginas, isso vai evitar que a leitura se torne cansativa, durante o processo você irá avançando e quando perceber já estará lendo livrões.

C) Não leia por obrigação! Isso não quer dizer que você vai abandonar todos os livros chatos, mas iniciantes precisam se encontrar, e se a leitura está intragável... Pare, troque e leia o 'chato' em outra ocasião (quando estiver mais acostumado ao mundo da leitura).

D) Nem todo clássico é bom para iniciante! Gente, convenhamos... Da lista de trocentos livros que você deve ler na vida, muitos são cansativos e de escrita complicada. Minha dica é que você alterne, pegue um lançamento (geralmente tem uma linguagem mais atual, e depois um clássico e talz...).

E ) Pesquise/ Mas não veja Spoilers! !! Busque saber do que trata o livro que você vai ler, assim não corre o risco de ler algo com a qual não tenha afinidade, mas não veja o final...rsrs. Sério, quanto mais você se surpreende no final, mais vontade você terá de ler outras coisas parecidas.

3) O que devo levar em consideração na escolha do livro?

R- O gênero (busque começar pelo seu favorito);
A escrita (busque uma escrita simples e direta);
Os comentários sobre o livro/ autor, principalmente a flexibilidade do autor (a capacidade de equilibrar humor, drama, e outros sentimentos) / você geralmente encontra essas informações nas resenhas.

Outras pessoas alegam que não leem porque não tem condições financeiras para comprar livros e eu acho essa a pior desculpa, pois existem bibliotecas públicas, livros gratuitos para downloads, sebos (onde você compra livros por preços melhores) e muitos grupos de troca de livros, para ser um bom leitor você não precisa acumular livros, você pode está sempre trocando, assim você sempre terá o que ler e ainda proporcionará isso a outras pessoas. Legal, não é?


Nota: é sempre bom você comprar livros, pois assim você está valorizando o trabalho de quem escreveu. vale lembrar também que algumas práticas de downloads são vistas como pirataria e isso é crime, mas vamos discutir isso no próximo post.


A última dica é, LEIA AS RESENHAS DO BAÚ DO LEITOR! São pequenas mas têm muito conteúdo. Podem te ajudar na escolha do livro número 1.


E aí, o que acharam das dicas? Comentem aqui!

* (segundo o Baú do leitor, é a pessoa que não consegue começar uma leitura, ou inicia mas não chega ao final.)

7 comentários: