quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O Elefante Enlatado

 O Elefante Entalado - Alonso Alvarez


SINOPSE


Numa quarta-feira, um elefante indiano de 5 toneladas, pelo menos, aparece entalado na janela do quarto de um menino que mora num apartamento no 13º andar de um prédio numa grande cidade.

A partir daí, esse menino faz de tudo para desentalar o elefante e procura ajuda entre os moradores do prédio e até entre as pessoas que passam na rua, mas ninguém acredita nele e tampouco no que vê, mesmo que seja a enorme  bunda de um elefante no alto de um prédio.

luis, o menino, passa todos os dias da semana sozinho no apartamento, depois de voltar da escola, pois seus pais trabalham até tarde da noite, Ele tem um celular, uma aparelho cheio de amigos que não param de curtir e compartilhar a foto que fez com o elefante.

O Elefante entalado é uma fábula urbana sobre o real e o imaginário nos dias de hoje.O final mítico surpreende com a magia de ver o mundo através do fabuloso e candidamente, pelo olhar de um menino

SOBRE O AUTOR


O responsável pela obra é um artista nato e de disso eu não tenho a menor dúvida. Alonso escreve com sensibilidade e ousadia, mais do que isso, ele escreve de maneira inusitada ao ponto de nos prender durante toda leitura,  além do que, seu senso de humor é uma delícia! vale ressaltar que Alonso é um escritor acessível e realmente sabe cativar seus leitores. Parabéns, Alonso! 

SOBRE O LIVRO


Bem, se você leu a sinopse, já deve ter uma vaga ideia do acontece nessa trama...

Então, esse lance todo do elefante ocorre em uma metrópole, pelo lugar você já deve imaginar que as pessoas são super ocupadas, trabalho, faculdade,reuniões, escola, balé, natação, e por ai vai.

No caso de nosso protagonista Luis,  eram a escola e as redes sociais. Já os  pais dele tinham uma rotina bem mais puxada, trabalhavam muito e a consequência disso era evidente na vida da 'criança' que passava horas na escola e horas em casa viajando nas redes.

Luis possuía vários 'amigos', mas todos estavam separados por quilômetros, conectados apenas pelos fios invisíveis da internet.

Certo dia, depois da escola Luis se depara com um elefante de 5 toneladas entalado em sua janela. NÃO. PERA! Você tem noção das medidas de um ELEFANTE DE 5 TONELADAS?! Imagine uma janelinha dessas comuns a quartos; Agora imagine essa janela com um grande corpo cinza entalado nela... Meio louco, não? Tão louco e racionalmente impossível que ninguém acreditava no que via. Sim, algumas pessoas viram o bichão lá na janela, mas não deram a mínima, pois pensavam se tratar de alguma propaganda, outros viram a foto do animal nas redes sociais, ms também não levaram a sério, pois pensavam se tratar de alguma montagem e assim as outras pessoas que ficavam sabendo desse episódio iam achando alguma explicação para a balela* que o jovenzinho contava.

 O dia vai passando e o menino não consegue desentalar o animal de sua janela,  não que ele não tivesse algumas ideias de como fazê-lo, mas ninguém acreditava naquilo, ninguém se dispunha a ajuda-lo e nisso o bichão continuava entalado lá.

Quando se analisa questões como anatomia e fisiologia desse animal (foi inevitável não analisar dessa forma, sendo eu uma estudante de veterinária), você  chega a pensar ' De onde surgiu essa ideia louca?' Mais do que isso, 'Como ele consegue montar um cenário tão fora do comum e ao mesmo tempo tão normal?
Acho incrível a capacidade de adaptação que alonso  tem ao usar coisas tão impossíveis para retratar a vida cotidiana.

O Elefante entalado nada mias é do que uma bela crítica à atual vida urbana, à geração da multitarefas e do mundo virtual, onde vivem crianças que  já não brincam mais e  adultos não passam de máquinas multifuncionais.

Quem acompanha minhas resenhas sabe que não costumo dá Spoileres e pequenos detalhes do livro, acho que o leitor deve sempre captar os mesmos do seu próprio jeito e por isso não entrarei em detalhes.
Para finalizar, só adianto que essa é uma obra deliciosa que retrata a vida atual com toques daquela fantasia de quando as crianças viviam como tais.É claro que eu indico essa leitura!

Nota de 0 a 5: Pela forma como a trama é desenrolada, pela atuação dos personagens, pela crítica ao efeito da tecnologia na vida das crianças e o do trabalho excessivo aos adultos, e pela leveza da escrita, dou nota 5. Cabe bem mais que um elefante entalado na obra, cabe todo um contexto. Rsrsrs








0 comentários:

Postar um comentário