sábado, 4 de junho de 2016

O Exterminador do Futuro

O Exterminador do Futuro - James Cameron



Sinopse


Mais mortal que qualquer outro ser vivo! O ano é 1984... mas ele vem do Ano da Escuridão, 2029. Ele foi criado para transformar o futuro destruindo o presente. Não sente piedade, dor, medo. Não sente nada. Ele é uma máquina mortífera programada para matar e impossível de ser parada. Ele é... O Exterminador do Futuro! Um ciborgue de aparência humana, indestrutível, é enviado de 2029 para 1984 para assassinar uma garçonete , cujo filho ainda não nascido vai liderar a humanidade em uma guerra contra as máquinas, enquanto um soldado dessa mesma guerra é enviado para protegê-la a todo custo. O Exterminador do Futuro, lançado em 1984, é hoje um clássico da ficção científica, coescrito e dirigido por James Cameron, estrelando Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton e Michael Biehn. Primeira obra da franquia, o filme alcançou sucesso imediato ao apresentar um mundo distópico, dominado no futuro pela Skynet, um sistema de inteligência artificial onde as máquinas assumem o controle. Com a única missão de exterminar a humanidade, ela desenvolve ciborgues assassinos chamados Exterminadores cuja semelhança com os humanos é tanta que se torna impossível distinguir uns dos outros.

Minha Opinião


Em O Exterminador do Futuro temos a famosa história de Sarah Connor e seu destino, gerar e treinar o futuro salvador da humanidade. Dois homens (ou melhor, um homem e uma máquina) são enviados do futuro para tentar mudarem o passado. Terminator (ou melhor, T-800), a máquina, foi enviado para destruir Sarah, impedindo assim o nascimento do salvador da humanidade, John Connor. A resistência (grupo de humanos que combate as máquinas, futuramente liderado por John) envia Kyle Reese, o humano, para impedir que T-800 cumpra sua missão.

O Exterminador é uma maquina feita para cumprir qualquer missão, a qualquer preço. Feita para se paracer o máximo com os humanos, T-800 é a mais letal arma da Skynet (rede que controla os robôs) contra os humanos da resistência.

"Ele prestou atenção à disposição das ruas. As ruas correspondiam ao mapa em sua memória - sua memória perfeita e praticamente sem limites. Cada nome de rua e seus respectivos pontos de referência eram devidamente anotados; nunca seriam esquecidos.", página 68.
 Kyle Reese, enviado pela resistência, amigo de John, é um soldado, preparado para as maiores adversidades. É meio estranho, ver que John sabia (ou não) que Reese poderia ser alguem muito importante em sua vida (sim, cuidado com o spoiler rsrsrs) e ele o escolheu para ser enviado e salvar Sarah. Como se trata de uma história "curta" não ficamos sabendo muito a respeito do vínculo que ele e Sarah criam.

"Quando ela saiu pelo portão de segurança, exatamente às 20h19, os olhos dele haviam se fixado nela e registrado o alvo. Sarah Jeanette Connor. Igual à foto. Bem na hora. Era ela. Ele sabia disso, mas ainda assim não acreditou", página 126.
 Ao longo do livro vamos conhecendo [basicamente] duas histórias: O exterminador em sua busca por Sarah, aniquilando tudo e todos no seu caminho; e Kyle Reese que, com sua missão, veio para impedir a missão do Exterminador. São núcleos que começam juntos mas que aos poucos se separam (após a saída de Sarah de casa) e somente no começo do climax (sim, são páginas e mais páginas de ação haha) volta a se chocar.

"Cento e trinta e sete pequenos universos independentes ficaram instantaneamente paralisados quando os clientes reagiram à explosão de som.", página 167.
 Tendo em vista a dualidade entre o Salvador e o Exterminador, James Cameron conseguiu criar um thriler com alto teor futurista (até mesmo nos dias de hoje...). O visual do Exterminador está impecável. Para mim ele é o personagem principal da história, mesmo sendo Connor a protagonista. 

Vale ressaltar que no meio de tanta tensão e ação, surgiu sim um romance entre Sarah e Reese. Ainda torco o nariz pra esse romance, achei meio forçado... Mas ele tinha que acontecer, afinal...  (NÃO, não vou dar esse spoiler pra vocês hehe, leiam, vale a pena...).

" 'Sarah, eu atravessei o tempo por você. Eu te amo. Eu sempre te amei", página 284.
 A ação e a trama futurista são os grandes marcos do Exterminador do Futuro. A batalha do T-800 contra Reese perdura durante quase todo o livro. Perseguições de carro, grandes explosões... Tudo isso está incluso no pacote. Se você curte muita ação e/ou uma trama futurista bem feita, vale muito a pena a leitura!

Sobre a Edição


Com o padrão de qualidade Darkside, a impressão e o projeto gráfico é impecável. Com algumas fotos icônicas do filme em meio a passagem da história, temos uma edição cheia de ricos detalhes. A numeração das páginas segue um padrão futurista, lembrando à Skynet. Veio junto com o livro um anúncio do lançamento [da época] do novo exterminador do futuro. 

A capa é muito (mas muito mesmo) bem feita. Edição em capa dura, com contra capas em papel cartonado (ou algo do tipo, perdoe-me se errei rsrsrs). Sem falar na excelente gramatura das páginas.

Só faltou um marcadorzinho de página pra fechar com chave de ouro... To brincando, o livro é lindo!!!



Boa leitura a todos!!!
Se já leu esse livro, deixe nos comentários o que achou... Adoramos saber o que vocês pensam!!!

0 comentários:

Postar um comentário