sábado, 16 de janeiro de 2016

Stephen King, a Biografia - Coração Assombrado

Stephen King, a Biografia - Coração Assombrado / Lisa Rogak



Sinopse


A Biografia de um dos escritores mais populares e intrigantes do mundo. Com mais de 300 milhões de livros vendidos e mais de 50 prêmios por suas obras, Stephen King tornou-se parte da história da cultura pop, reverenciado por críticos e milhões de fãs em todo o planeta. Mas quem é o homem por trás dos clássicos do terror, suspense e sobrenatural como "O Iluminado", "Carrie, a Estranha"  e "a Zona Morta"? De onde vêm os seus fantasmas? O que assombra e inspira o homem que assusta e fascina tanta gente pelo mundo afora? E o que o leva a continuar a escrever, em ritmo alucinante, após uma carreira de quase quatro décadas?

Nesta obra indicada ao Prêmio Edgar Allan Poe de Melhor Biografia, a jornalista Lisa Rogak, nos conduz, com rigor e cuidado, pelo universo peculiar de Stephen King. Reconstitui sua infância difícil - marcada pela ausência do pai -, revela seus medos, resgata os primeiros contatos do jovem king com a escrita e sua luta contra a dependência química. Uma saga impressionante da pobreza à fortuna, da solidão à consagração. "Stephen King - A Biografia - Coração Assombrado" é uma aula sobre como encarar os monstros e fantasmas da vida real e dominá-los na ficção.

Minha Opinião


Em  Stephen King, Coração Assombrado, temos a biografia de um dos escritores de ficção mais famosos de (me arrisco a dizer) todos os tempos. Nela vemos a história de Stephen Edwin King, desde seu nascimento até sua atual conjectura. Em meio a um texto muito bem humorado conhecemos mais sobre os medos, vitórias e derrotas, desse ícone da literatura mundial.

Achei bastante interessante saber mais sobre a formação (não apenas como escritor, mas como pessoa também) do King. Conhecer a história de vida (incluindo traumas que permeiam toda sua vida) e suas conquistas foi algo inesperado. King, antes de tudo, é um amante de filmes (em especial filmes de Terror/Horror e Western). Tudo bem que isso já seja claro para quem leu a Torre Negra, ou Dança Macabra, mas mesmo assim é algo com o que me identifiquei, bastante até...

O livro é formado por trechos de entrevistas, livros e vídeos do/sobre King. De forma bem estruturada, Lisa Rogak conseguiu escrever uma excelente biografia. Temos diversas informações acerca da família King, e alguns de seus amigos (como os Straub, por exemplo). Além disso, conhecemos mais sobre a formação (em termos de escritor...) profissional de King (um pouco diferente da forma "autobiográfica" em On Writing).

Acima de tudo isso, conhecemos a vida de um homem, simples, pacato, americano e apaixonado pelo seu trabalho. Nada de um homem assustador, sinistro, que dorme durante o dia e a noite sai para caçar suas presas... Nada disso! King é muito bem humorado. Sua família sempre o apoiou, mesmo nos momentos difíceis (com destaque para Tabitha, sua esposa, que foi quem salvou Carrie da lata de lixo).

Pensei inúmeras coisas pra falar sobre esse livro, várias citações para fazer, mas sinceramente nada me parecia bastar, nada seria como lê-lo. Li ele em 2 dias, simplesmente não conseguia parar de ler, mesmo não sendo um livro de suspense, um livro do King (rsrsrs). Falando sobre drogas, violência, vícios e inspirações, King se revela um ser comum, mas dotado de talento assombroso. Portanto, Coração Assombrado é um título mais do que justo...

Sobre a Edição


Com tradução de Cláudia Guimarães, Coração Assombrado foi publicado pela Editora Darkside. Em capa dura, essa edição é linda. A contra capa faz uma referência ao filme O Iluminado (do Kubrick). O sumário é maravilhoso, olhem só isso:



Lindo, né?

Além disso, temos uma lista das obras principais (e algumas adaptações) no final do livro. E temos também uma cronologia dos lançamentos literários mesclados com acontecimentos da vida pessoal do King, o que eu achei super bacana, deu uma ideia geral da influência de certos acontecimentos na escrita dele.

Cada capítulo tem o nome de uma das obras do King, o que deu um charme a mais ao livro...

Bom, que mais posso falar dessa editora que mal conheço mas já considero pakas? Foi meu primeiro livro da Darkside (ganhei de presente \o/) e foi só amor <3 !!


Super recomendo!!!

Boa leitura...
o/

0 comentários:

Postar um comentário