sábado, 9 de maio de 2015

5 benefícios de colorir um livro para adultos

Livros de colorir para jovens e adultos






 Nos últimos dias, uma nova febre se instalou na população de leitores* adultos. Isso mesmo, LIVROS DE COLORIR!

Os livros ilustrados estão ganhando cada vez mais espaço nas estantes dos adultos, pois é com este público que eles ganham vida e Muita COR .

Na lista dos mais vendidos estão: " JARDIM SECRETO " e " FLORESTA ENCANTADA" , ambos da mesma autora, Johanna Basford,  "FANTASIA CELTA" de  Michel Solliec  e " JARDIM ENCANTADO"  de  Sophie Leblanc.

Assim como outros livros interativos bem conhecidos, como "destrua este diário" e "termine este livro", os de colorir despertam o interesse das pessoas pelo fato de permitirem a elas a oportunidade  de serem alguém que "dá vida" à história!

Então, logo que eu vi um livro de colorir em um dos grupos de leitura que faço parte, eu já me apaixonei. Era "Jardim secreto", achei lindo e comecei a pesquisar sobre a tendência... confesso que não achei muita coisa, além de anúncios de editoras, mas eu queria e fui em busca na livraria de minha cidade.

Gente, toda vez que eu chegava lá, já não tinha mais um sequer, pois eles acabavam impressionantemente rápido, até que encontrei o livro 2 da Johanna e comprei, "Floresta encantada" no caso.

Enquanto pesquisava sobre essa nova tendência, fiquei me perguntando quais eram as vantagens que essa prática acrescentaria para minha vida, pois eu não queria aderir a essa tendência apenas por modismo, ainda mais por eu ter tão pouco tempo para ler e fazer outras coisas paralelas a  faculdade.

Então descobri alguns benefícios dessa prática e resolvi compartilhar com vocês.

Sendo assim, vamos dividir nosso post em alguns tópicos e no final contarei como é divertido e desestressante ter um livro de colorir.

Cinco benefícios de colorir um livro ( para os adultos)



1 Estimula o cérebro


Nosso cérebro é dividido em dois hemisférios que emergem do troco cerebral, um direito e um esquerdo que se conectam através de uma região chamada corpo caloso. Cada um deles é responsável por funções distintas, ficando assim o lado esquerdo  responsável por funções lógicas e intelectuais enquanto o direito responsável pela criatividade e imaginação, algo que é bastante estimulado durante a pintura. Portanto, enquanto colorimos, estimulamos nossas células tanto sensitivas  quanto motoras, independente de sermos destros ou canhotos.


2 Reforça a coordenação motora 


Nosso sistema nervoso é composto de células chamadas de neurônios, dentre as quais temos os neurônios motores, que são aqueles que conduzem as informação do sistema nervoso central para os órgãos, fazendo com que estes executem funções. Por isso crianças são estimuladas a desenhar e pintar na escola, para desenvolverem da melhor maneira o seu sistema motor, controlando os movimentos das mão  de acordo com a ordem dada pelo cérebro ao analisar o desenho. Já para os adultos a atividade é importante para reforçar essa motricidade já adquirida ao longo dos anos, mantendo assim os neurônios motores sempre ativos.


3 Ajuda na concentração, organização pessoal e estimulação da memória fotográfica


Ao colorir um dos livros citados, o indivíduo estabelece uma meta, pois a autora estipula desafios para o decorrer das páginas, tais como encontrar as criaturas mágicas e o caminho para chegar ao coração da floresta (no caso da " floresta encantada"). Assim o indivíduo estimula sua concentração para completar a tarefa, além disso a pessoa passa a exigir de si, um nível cada vez maior de organização, quer seja para encontrar as criaturas mágicas ou para usar as cores adequadas. Logo, será mais fácil saber que cor usar para casa desenho ao longo das páginas, quando se cria uma imagem das páginas anteriores que já foram pintadas.


4 Melhora a comunicação e tranquiliza


Através da pintura o indivíduo exterioriza seus sentimentos e emoções, e,  algo interessante nesses livros é que, você é livre para escolher suas cores, ou seja, a história terá acara do pintor.

Além disso, a prática da pintura desliga o indivíduo de seus problemas e o tranquiliza, revigorando o corpo e a mente, já que é algo estimulante e prazeroso.

 5 Benefícios para a terceira idade


Ao chegar nessa idade,muitas pessoas se sentem entediadas por já não trabalharem, então encontram na pintura um novo passatempo que aumenta sua autoestima e estimula seus neurônios a estarem sempre ativos, reforçando sua motricidade e estimulando funções sensitivas. Assim, nossos queridos idosos terão sempre uma boa faculdade mental e capacidade crítica


Minha experiência com o livro de colorir




O livro tem sido uma ótima terapia para mim, tendo em vista que tenho uma rotina um tanto quanto estressante. Confesso que irei demorar um pouco para terminar minhas pinturas, até porque o livro é grande e cheio de detalhes. A imagem  acima é da primeira página  que eu pintei para vocês verem.

Estou gostando da experiência da concentração e organização,alem da tranquilidade que esse passatempo me dá.

Então é isso,eu super indico livros de colorir para vocês que ainda não aderiram  a tendência e para quem já aderiu eu gostaria que deixasse nos comentários a sua opinião sobre esses livros que já caíram no gosto do povo.

Boa pintura!






0 comentários:

Postar um comentário