quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes  - Emily Brontë



Sinopse


A obra conta a história de paixão entre Heathcliff e Catherine na fazenda Morro dos ventos uivantes.Amigos de infância,eles são separados pelo destino mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormente-Um amor proibido deixará rastros de ira e vingança.

Resenha


Após escrever "o morro dos ventos uivantes", seu único romance, Brontë fica conhecida como uma das maiores escritoras da Inglaterra daquela época.

O morro dos ventos uivantes não é  apenas um mero romance, na verdade não sei como classifica-lo, mas garanto que é uma história incrível, da qual o filme não relata metade da emoção contida nessas 311 páginas.

Tudo ocorre na fazenda que nomeia o livro , um lugar sombrio  e desanimado que ganha um aspecto cada vez mais frio e cruel, desde o momento em que um menino negro é trazido para a fazenda,  despertando o ódio do futuro proprietário daquele lugar e ao mesmo tempo ganhando o carinho de  garotinha Catherine.

Neste cenário ocorrerão muitas coisas, dentre as quais devemos citar a morte do prioritário do recinto e  o casamento de Cathie com um jovem rico, que acarretará na fuga do garoto negro, este reaparece  após algum tempo revirando os sentimentos de Cathie e despertando os sentimentos de uma outra jovem linda e rica, cunhada de Catherine.

A trama segue envolvendo agora outras pessoas, e o mesmo cenário (a fazenda da família de Catherine e as posses de seu esposo). Acompanhamos o nascimento de outras pessoas e o envolvimento desse novos personagens, seus pesares e fraquezas, percebemos também do que é capaz de se transformar um amor proibido, percebemos o que o grau de crueldade representada nesse romance está inteiramente relacionado com acontecimentos passados que crescem como uma erva daninha no coração das pessoas menos favorecidas, ou que se encontram de alguma forma em desvantagem com relação a algo ou alguém.

Aqui encontramos o garoto negro, tratado como um cigano intruso após a morte de seu pai de criação, se transformar num homem amargo, sobretudo após perder a única pessoa no mundo que o amou de verdade.

O romance de Bronte exige  muita atenção,pois chega a ser um pouco complexo, mas vale a pena continuar a leitura, mesmo que alguns trechos sejam cansativos e confusos. No fim tudo se explica. Boa Leitura!

0 comentários:

Postar um comentário