sábado, 27 de dezembro de 2014

On Writing

On Writing - Stephen King




Sinopse


"Part memoir, part master class by one of the bestselling authors of all time, this superb volume is a revealing and practical view of the writer's craft, comprising the basic tools of the trade every writer mus have. King's advice is grounded in his vivid memories from childhood through his emergence as a writer, from his struggling early carrer to his widely reported, near-fatal accident in 1999 - and how the inextricable link between writing and living spurred his recovery. Brilliantly structured, friendly and inspiring, On Writing will empower and entertain everyone who reads it - fans, writers, and anyone who loves a great story well told."

Resenha


Nessa obra temos uma descrição do processo de criação (e de formação de personalidade) do Stephen King. Contudo, não se trata de uma cartilha a ser seguida. Engana-se quem compra esse livro pensando que nele vai encontrar uma receita de como escrever livros, ou a receita que o King utilizou para escrever seus bestsellers

A minha edição é uma edição comemorativa de 10 anos de publicação da 1ª edição. Ambas as edições são em inglês (vale ressaltar que a suma de letras já anunciou a publicação de uma edição traduzida em 2015). Nessa edição comemorativa tem algumas revisões/melhorias em relação à primeira edição, além de incluir uma atualização da lista de livros indicados pelo próprio King.

Basicamente, o livro é dividido em três partes:

  1. 1. C.V. + Toolbox;
  2. 2. On Writing;
  3. 3. On Living.

Na primeira parte, temos o Curriculum Vitae (C.V.) e a Caixa de Ferramentas. Nessa parte temos uma breve "autobiografia" do Stephen. Desde a sua infância até a fase adulta. Temos a visão dele sobre os eventos que formaram seu caráter e sobre as pessoas ao seu redor. Além disso, temos também a sua trajetória como escritor. Desde histórias em quadrinhos a novelas de sucesso. Também temos acesso a uma descrição da caixa de ferramentas que [quase] todo escritor deve carregar consigo ao escrever (seriamente falando).

Gostaria de destacar algumas dicas contida na caixa de ferramentas indicada pelo King:

  • >>Evite a sentenças que utilizem a voz passiva;
  • >>O advérbio não é o seu amigo!

Já na segunda parte, temos o Stephen discorrendo um pouco sobre o processo de escrita. Sobre como um bom texto deve ser escrito para que as idéias fiquem bem organizadas e claras para o leitor.

Destacando algumas dicas importantes:

  • >>Se você quer ser um escritor, você deve ler muito e escrever muito;
  • >>Faça seu primeiro manuscrito com as portas fechadas. Em seguida, faça o segundo manuscrito com as portas abertas.

Por fim, na terceira parte, temos algumas dicas de livros que o próprio King leu e recomenda. Além disso, tem a análise de um texto escrito por ele. Ou seja, tem o primeiro manuscrito do texto, e em seguida tem as modificações que ele achou necessárias, seguidas de algumas explicações do porquê ele te-las feito.

No livro, o King cita o livro The Elements of Style como uma leitura essencial para quem quer ser um escritor. Nesse livro temos algumas orientações sobre como tornar a nossa escrita mais clara e precisa. O livro também é em inglês. Algumas dicas não podem ser adaptadas para a nossa língua portuguesa. Mas outras dicas podem, então acho válida a leitura do mesmo. O ebook (ou o livro impresso) é bem curto e barato.

Lendo On Writing, tive a impressão de que ao ler o livro é como se o próprio King estivesse conversando diretamente conosco, batendo um papo descontraidamente. A leitura flui muito fácil (mesmo sendo um livro em inglês). 

E essa capa? Linda né? No mínimo, aconchegante...

Essa é a nossa dica, se você gosta de escrever e/ou gosta do Stephen King e quer saber mais sobre o processo de escrita dele, nós recomendamos a leitura dessa obra, vale muito a pena.

0 comentários:

Postar um comentário