sábado, 27 de dezembro de 2014

As Aventuras de BOB

As Aventuras de BOB - James Bowen



1- Um Gato de rua chamado BOB


Sinópse


Quando James Bowen encontrou um gato ferido, enrolado no corredor de seu alojamento, ele não tinha ideia do quanto sua vida estava prestes a mudar. Bowen vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína, e a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação. No entanto, ele ajudou aquele inteligente gato de rua, a quem batizou de Bob (porque tinha acabado de assistir a Twin Peaks).

Depois de cuidar do gatinho e trazer-lhe a saúde de volta, James Bowen mandou-o embora imaginando que nunca mais o veria. Mas Bob tinha outras ideias. Logo os dois tornaram-se inseparáveis, e suas aventuras divertidas — e, algumas vezes, perigosas — iriam transformar suas vidas e curar, lentamente, as cicatrizes que cada um dos dois trazia de seus passados conturbados.

Um Gato de Rua Chamado Bob é uma história comovente e edificante que toca o coração de quem a lê.


2- O Mundo pelos olhos de BOB


Sinópse



Depois de um passado difícil, James foi adotado pelo gato Bob. Agora os dois têm um emprego de verdade (são vendedores ambulantes de revistas) e se tornaram personalidades conhecidas em toda Londres. Bob tem muitos admiradores, que passam todos os dias para vê-lo – alguns deles trazem cachecóis de lã para ajudá-lo a enfrentar os dias mais gelados. Entre truques adoráveis e manhãs de puro mau humor, Bob e James se tornam cada vez mais inseparáveis. Por trás da divertida história de um homem às voltas com seu animal de estimação, o segundo livro de James Bowen fala sobre amizade e esperança. Bob se torna a chave que traz James de volta ao mundo, a motivação que faltava para sua decisiva volta por cima. Impossível terminar de ler O mundo pelos olhos de Bob sem querer abraçar seu pet – ou adotar um! Apaixone-se..


3-BOB um gato fora do normal


Sinopse


Nós ganhamos segundas chances todos os dias, mas geralmente não as aproveitamos. E então eu conheci o Bob.”James Bowen é um músico sem-teto que se apresenta nas ruas de Londres para sobreviver. A partir do momento em que ele encontra um gato de rua machucado, com o pelo cor de laranja e grandes olhos verdes, sua vida começa a mudar. Juntos, James e Bob enfrentam o mundo – e vencem.

Uma história verdadeira sobre amor e amizade que vai fazer você sorrir muito.


Resenha


James Bowen descreve nesse maravilhoso livro(um gato de rua chamado BOB) as aventuras de um gato de rua e um ex-viciado em drogas (que era o próprio Bowen).

A obra conta uma emocionante história verídica em que um simples e aparentemente frágil gatinho laranja consegue de certo modo mudar as perspectivas de vida de um pobre homem solitário, que lutava para deixar a dependência de drogas e vivia do pouco que ganhava como um artista nas ruas de Londres, morando em um modesto apartamento e sobrevivendo dia após dia com comidas baratas.

Encontrar um ser frágil e ferido nas ruas de Londres não era algo inusitado, mas o rumo que a vida dos dois tomou depois daquele encontro... Isso sim fora algo que eu chamo inusitado!

Um animal de estimação era algo que Bowen menos precisava no momento em que encontrou o gatinho que logo viera a receber o nome de BOB, ou pelo menos era isso que ele imaginava, primeiro porque ele não tinha condições de manter outra “boca” com o pouco que ganhava e segundo porque ele é quem precisava de cuidados. Ele mal cuidava de si...

Acredite! Foi isso que aconteceu... De certa forma, fora BOB a mola chefe para uma mudança positiva na vida daquele ex-morador de rua. No inicio, levar o gato para casa fora somente uma atitude de compaixão por um animalzinho indefeso, frágil, faminto e ferido. Após o “laranjinha” passar por um tratamento e está recuperado, chega a hora dele voltar para casa, para as ruas de Londres, o que de certa forma deixaria uma lacuna no coração de James, que criara um carinho logo de cara pelo bichano, mas não haviam dúvidas de que tudo aquilo acabaria ali, no momento em que ele desse adeus ao gatinho  e cada um seguisse seu caminho sem jamais se cruzarem novamente.

Como assim? Isso mesmo... BOB decide ficar e cumprir sua missão na terra, ou melhor, sua missão na recuperação daquele pobre homem que lhe estendera a mão em ajuda. Várias  tentativas de fazer o gato voltar para seu lar (as ruas), não resultaram em nada, não teve outra, ele queria mesmo ficar com Bowen.

A partir dessa decisão o cenário começa gradativamente a ganhar outro aspecto. O convívio entre ambos fora sem dúvidas para Bowen um incentivo para a abstinência total de heroína e busca por novos horizontes.

Para James BOB era um filho e ele deveria cuidar dele com um bom pai, para BOB  James era alguém que conseguia ir além e superar-se cada dia. A convivência dos dois era algo fácil e eles tinham um elo muito forte e uma comunicação muito clara.

Passado um tempo BOB decide que quer ir as ruas fazer companhia o seu parceiro em seu trabalho e isso vira rotina. A partir de então já não é mais coisa do outro mundo ver um homem tocando nas praças de Londres com um gato laranja em seus ombros, não é coisa do outro mundo ver um gato tão dócil e carismático e, sobretudo inteligente ajudando um ex-drogado a dar o melhor de si dia após dia.

O surgimento de BOB na vida de James fora uma bênção, pois este atraia muito mais curiosos para apreciarem o trabalho de James e assim o ajudavam com pequenas contribuições de reconhecimento. É bem verdade que isso também atraiu um número razoável de invejosos, pessoas que faziam de tudo para prejudicar a vida daquele homem, é bem verdade também que James passara por uma série de dificuldades, mas nada fora forte o suficiente para destruir aquela vida que se restituía a cada dia. A partir de então somo cativados pelo carisma do gato que conquistou amadores no mundo inteiro,o gato que possuía vários amigos,sobretudo senhoras que tricotavam, lindos cachecóis para ele,pessoas que lhe davam petiscos e brinquedos,entre outros que faziam questão de tirar um retrato ou gravar um vídeo de bichano.

James mudara de emprego, mas BOB continuou sendo seu parceiro e atraindo olhares para aquela dupla já famosa. através da experiência com o laranjinha James tem um reencontro com família e  descobre que nada de melhor poderia ter ocorrido em sua vida.Nos outros livros já citados a cima, James nos deixa informados dos próximos acontecimentos e aventuras da dupla, fala dos momentos mais difíceis ainda que tiveram que passar e do quanto valeu a pena apostar cartas naquela amizade e no quanto vale a pena recomeçar.

Os três livros são maravilhosos, a leitura é clara e divertida com algumas  pitadas de emoção. Espero que gostem.

0 comentários:

Postar um comentário